felipe bogéa em palestra sobre transformação digital para corretores

Transformação digital para corretores de imóveis: 5 dicas práticas

A transformação digital para corretores de imóveis já é uma realidade. Os consumidores agora se integram em relações mais dinâmicas, rápidas e eficientes. Dessa forma, o comprador hoje está munido de facilidades, tem autonomia para buscar pelos imóveis e está mais exigente quanto ao atendimento e experiência de compra.

O seu papel como corretor nesse contexto mudou e a imagem transmitida na internet nunca foi tão importante.

Felipe Bogéa, professor e doutor pela FGV e sócio da agência f2f-digital, palestrou na Reunião Geral da Rede Lopes 2019 e explicou sobre a atuação do corretor de imóveis em meio à transformação digital.

Confira as 5 dicas compartilhadas por ele e comece hoje a melhorar sua atuação nas mídias digitais. 

1. Faça a abordagem correta por e-mail

O e-mail é uma forma profissional de comunicação, e por isso exige certo cuidado na abordagem. Um e-mail que causa uma má impressão no potencial cliente pode ser colocado na caixa de spam e suas próximas tentativas certamente não chegarão.

Por isso, tome alguns cuidados básicos antes de apertar o botão de enviar:

  • Não use o texto em caixa alta (isso equivale a gritar)
  • Evite o uso de cores nos textos para manter a seriedade e facilitar a leitura. O preto é sempre a opção mais recomendada.
  • Escreva com tamanho de fonte 12 ou 14
  • Utilize o corretor de texto para evitar erros de ortografia

2. Conheça mais o cliente com a ajuda da internet

Use todas as possibilidades da internet para conhecer mais do seu potencial cliente e entender seus interesses e necessidades. Ao receber um lead, faça uma busca no Google, procure o perfil no LinkedIn e nas redes sociais. Conhecer melhor seu cliente vai te ajudar a oferecer produtos mais adequados, aumentando a sua chance de vender.

3. Seja um especialista no imóvel ou região

Ser um profissional altamente capacitado e com conhecimento profundo do mercado que atua é um grande diferencial. As características do imóvel estão disponíveis na internet e o seu cliente provavelmente já conhece. Por isso, o momento do atendimento é a hora de colocar toda a sua expertise em jogo e oferecer informações realmente valiosas para o cliente, como a proximidade com determinado ponto, os indicadores de segurança do bairro, o perfil dos moradores, etc.

4. Mantenha o profissionalismo em seus perfis

Como uma pessoa pública, é fundamental que você cuide para não misturar a vida pessoal e a profissional nos perfis de redes sociais, zelando pela impressão que você causa na internet.

Nos seus canais profissionais, evite a exposição da vida privada e conteúdos que podem ser polêmicos ou ofensivos.

O LinkedIn tem mais de 29 milhões de usuários no Brasil e é uma rede voltada para os negócios. Para você, ele é uma oportunidade de mostrar experiências profissionais e expertise em determinado assunto ou nicho.

Para ter um bom perfil, fique atento na escolha da foto, imagem de capa, descrição e experiências.

Principalmente para quem realiza intermediações de alto valor, é interessante manter um perfil ativo e bem preenchido para atrair cada vez mais clientes.

5. Utilize a Rede Lopes para potencializar sua captação e vendas

Se aparecer um cliente com uma necessidade específica, utilize a Rede Lopes e o banco de imóveis compartilhado para encontrar um que atenda aos requisitos. Aposte no modelo de vendas em Rede e também aproveite as oportunidades para conhecer melhor e se aproximar dos corretores de outras lojas e regiões.

Apesar das mudanças tecnológicas e o desafio constante de estar atualizado, a figura do corretor continua vista como insubstituível no processo de compra, venda e locação de imóveis. Nesse novo contexto, a transformação digital para corretores irá impulsionar aqueles que aprenderem a utilizar as ferramentas e a tecnologia a seu favor.

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